Tudo começou quando minhas filhas foram ao Peru em julho do ano passado com a Pisa. Então, motivada por elas, fui pesquisar sobre a Trilha Salkantay no esquema Montain Lodges. Coincidentemente uma amiga querida comentou que tinha lido em uma revista sobre esta trilha, e achamos que era hora de planejarmos nossa viagem junto com nossos esposos e mais dois casais de amigos queridos.
Formamos um grupo e junto com a Pisa montamos um roteiro muito especial. Lima, Puno, Lago Titicaca, e as Ilhas Amantani, Taquile e a incrível Ilha de Uros. Voltando para Puno, depois de pernoitarmos, seguimos para Cusco e de lá começamos nossa Trilha rumo a Salkantay Mountain Lodges. Mesmo procurando me informar sobre este esquema, ainda assim a surpresa foi enorme, pois os Lodges são lindos, a comida é maravilhosa. Além disso, a recepção calorosa do staff nos fez sentir acolhidos e leves, mesmo depois de um dia inteiro de trilhas radicais! As surpresas vão de toalhas quentinhas, bonbonzinhos à bolsas de água quente nos pés na hora de dormir...tudo maravilhoso!!! São seis dias de trilha, com paisagens deslumbrantes, boa comida, pessoas especializadas nos acompanhando, ou seja, ingredientes que fazem do Salkantay Mountain Lodges uma trilha muuuito especial e diferente!
Terminada a trilha, seguimos de trem para Águas Calientes - Machu Picchu e Vale Sagrado. Para nossa surpresa, nesta viagem tivemos lanchinho, apresentação de dança folclórica e desfile de confecções de lã de alpaca! Uma delícia de viagem à beira do rio Urubamba.
Voltando para Cusco, como estava no nosso roteiro, assistimos a tradicional festa do Sol ou Inti Raimy; outra experiência muito diferente, o colorido das roupas, as danças, enfim, a participação e o respeito do povo que assiste e que participa da festa valem demais!!! Isso sem contar a delicia que é a cidade de Cusco com suas ruas e retaurantes charmosos.
Entre uma e outra cidade, visitamos vários sítios arqueológicos, algumas casas de moradores, feiras de artesanato e é claro muitas "comprichas", pois o artesanato peruano é encantador, assim como o povo que me surpreendeu pela sua alegria e pureza sem,contudo, serem ingênuos, e as crianças então, pela sua beleza.
Agora gostaria de falar um pouquinho sobre as pessoas que nos acompanharam - que foram maravilhosas - e deixar aqui nosso agradecimento a todas elas: a Raquel, Nicette, Pepe Lucho (figuraça), Américo, Inácio, Wilber, e Mario com o seu pessoal, que preparam nossas refeições; e em especial a Silvinha nossa guia e Xamã que deu mais sentido ainda à nossa viagem . Também quero deixar meu agradecimento muuito especial ao Mauricio e a Paulinha (Pisa Trekking), a Sandra e Mariane. Espero não ter esquecido o nome de ninguém, mas se isto aconteceu aqui, tenham certeza que dentro de mim estarão e serão lembrados para sempre!
Obrigada por terem nos proporcionado momentos de grande emoção e, sem dúvida, de muito aprendizado.