Compramos o pacote da trilha Inca longa, incluindo 7 dias preliminares para aclimatação `a altitude elevada e 4 dias de trilha. Fizemos a viagem via Lima, com imediata conexão para Juliaca, onde guias locais nos aguardavam para transporte a Puno. Visitamos as ilhas flutuantes de Uros, no Lago Titicaca, totalmente artificial e feita de vegetação local chamada "totora". Lá, fomos calorosamente recebidos pelos moradores em trajes típicos, os quais nos receberam com muita simpatia e cordialidade. Tudo na ilha é feito de "totora": casas, mobiliário, artesanato e canoas, além de servir de alimentação. Consideramos a visita a essas ilhas um dos pontos altos da viagem.
Prosseguimos de barco até a ilha de Amantani, onde ficamos hospedados em casa de moradores, e mais uma vez pudemos desfrutar da hospitalidade do povo local. Em seguida, visitamos a Ilha de Taquille, situada a mais de 4.000 metros de altitude, com vista deslumbrante do extenso Lago Titicaca. Visitamos vários sítios arqueológicos de beleza ímpar, como Sillustani, Sacsayhuaman, Kenko, Tambomachay, Pukapukara, Pisac e Ollantaytambo. Todas essas construções já nos davam pistas da maravilha que iríamos encontrar em Machu Pichu.
Cuzco, antiga capital do império inca, foi outra agradável surpresa, e lá pudemos apreciar a famosa carne de alpaca num dos bons restaurantes da cidade. No último dia antes da trilha, pernoitamos no Vale Sagrado, no maravilhoso hotel "Sonesta Posada del Inka Yucay". Lá recarregamos toda nossa energia para o início da longa caminhada e nos sentimos totalmente aclimatados.
Iniciamos a trilha no quilômetro 82 da linha férrea que liga Cuzco a Águas Calientes. Foram 4 dias de longas caminhadas, passando por belíssimas paisagens, repletas de pássaros, bromélias e orquídeas e pausa para muitas fotos. O guia Lito foi mais que profissional, deixando cada um seguir a seu tempo e acompanhando os retardatários com atenção, apoio e carinho .
Ao final do quarto dia, finalmente chegamos `a Porta do Sol e ficamos muito emocionados ao ver pessoas do mundo todo e de todas as idades se confraternizando por terem completado a trilha com êxito. Realmente, uma cena emocionante e inesquecível!!! Pudemos então desfrutar das ruínas de Machu Pichu por um dia inteiro e ainda retornamos no dia seguinte para as últimas fotos. `A noite, pernoitamos em Águas Calientes e relaxamos nas piscinas termais de lá. Uma viagem fantástica!!! Valeu cada segundo, cada suor, cada cansaço, cada exaustão e recomendamos para todas as pessoas aventureiras!!! Ainda estamos em estado de graça!!!
Queremos agradecer e destacar o excelente trabalho da PISA e das empresas locais. O esquema de vocês é PERFEITO e tudo se encaixou maravilhosamente: guias, passeios, horários, traslados, hotéis, etc. O Hotel do Vale Sagrado é maravilhoso e vale a pena ser indicado a seus clientes.
Por fim, um agradecimento especial `a Elen (da PISA), que com muita delicadeza e atenção atendeu a todas as nossas dúvidas e ansiedades, aos guias locais Jim e Lito, ao motorista Felipe, aos carregadores e cozinheiro da trilha, enfim, a todos que contribuíram para tornar essa viagem inesquecível. A todos, o nosso reconhecimento e o nosso muito obrigado. Até a próxima!!!!