image description
Antônio Uchôa

| Patagônia Verão Aventura |

Assistindo um telejornal, identifiquei-me com uma das regiões mais bonitas neste planeta: a Patagônia.
 
Procurando entender melhor estas imagens, aluguei o filme “Diário de Motocicleta” onde Che Guevara faz uma viagem pela América do Sul. Foi um momento de pura inspiração o qual me fez decidir por viajar a esta região.
 
Não seria somente uma viagem turística. Gosto do contato com a natureza e o esforço para tal em trekking. Neste momento aparece Torres del Paine no Chile como uma proposta para este encontro. Resolvo por aderir a um pacote o qual conjugasse minha necessidade aventureira em descobrir a Patagônia e a exploração deste universo. A Pisa em seu pacote Aventura Curta Torres del Paine Trek / Terra do Fogo foi a resposta. 
 
Foram centenas de paisagens e fotos as quais nem mesmos os mais próximos acreditam nas imagens tão belas registradas em minha câmera. Desde El Calafate até Ushuaia passando por Torres del Paine em um trekking fantástico sob montanha, o contato com a cordilheira, os lagos, o vento e sol a brilhar até tarde – próximo da meia-noite – formam um espetáculo à parte. Guanacos, pássaros, castores, pingüins, diversas árvores desenhadas pelo vento, o famoso arbusto Calafate, além do glaciares – geleiras – de gelo cercados pela cordilheira em suas montanhas e picos em neve eterna. Como surpresa ao deleitar do paladar ao viajante em sua busca pela gastronoima local, chocolate e geléias nas mais diversas especiarias e bebidas destiladas, sem falar das padarias e seus alfarores. Em um conjunto de paladar mais apurado, o vinho Malbeq, o assado de cordeiro e o famoso caranguejo centolla ou king crab da Patagônia. Fantástica experiência em todos os sentidos.
 
Agradeço a Pisa pelo profissionalismo e mais do que um pacote, um verdadeiro presente com qual recordarei por muitos anos.

image description
Maurício Luzzi

| Aconcágua | Grandes Expedições

Aconcágua 360º e tentativa de cume – Natal e Reveillon / 2007
 
Após ter realizado a travessia da Cordilheira Huayhuash em julho de 2007 através da Pisa, descobri o fascínio e a beleza que as altas montanhas proporcionam, até então só havia praticado o montanhismo em terras brasileiras. Utilizando de uma estrutura profissional e guiado por Fernando Cruz, profissional de nível internacional tivemos 14 dias de emoção e aprendizado constantes. Com o mesmo Fernando resolvi enfrentar o Aconcágua e passar a virada do ano no ponto mais alto das Américas. O “Sentinela de Pedra” , este o significado de Aconcágua, nos impõe sua grandeza e dificuldades desde o primeiro dia, seja através do clima quente no início, e congelante próximo ao cume, ou pelo terreno, justificando seu nome por ter seu caminho formado praticamente por pedras. Passamos o Natal no acampamento-base Plaza Argentina (4.200m) e o Papai Noel nos presenteou com uma nevasca durante a tarde, deixando tudo branco, trazendo uma beleza incomum à nós brasileiros e nos dando uma amostra do que seria nosso caminho para cima. Chegamos em 31.12 no acampamento Cólera (6.000m), último antes do ataque ao cume. A saúde e a parte psicológica estavam em ordem, apesar da pouca concentração de oxigênio, porém devido aos ventos fortes durante a noite e condições climáticas para o próximo dia, fornecidas por prognósticos, não foi possível realizar o ataque final e usando de responsabilidade e maturidade iniciamos a descida em 01.01.08. Tantos dias, tantos momentos, tantas histórias. Foram 12 dias de subida e 2 de descida com um clima instável, ventos, nevascas, sol e lua cheia, porém nenhuma travessia e os efeitos positivos causados se igualou a esta. Superação, aprendizado, tolerância, respeito e disciplina me proporcionaram concretizar esta expedição resultando naquilo que mais busco nesta atividade, a evolução, técnica e principalmente pessoal. Cada dia foi um “cume” atingido.Agradeço à Pisa por fazer parte desta evolução e ao Fernando, professor e amigo que confiou e acreditou no nosso sucesso

image description
Wilson Rocha

| Patagônia Verão Light |

Passeio p/ Patagônia, Torres Del Paine e Ushuaia - Jan/08
 
É difícil fazer a escolha de um roteiro para as férias, você não quer errar, ou ir para aquele lugar “micado” que alguém indicou, como já deve ter acontecido com muita gente.
 
Esse ano, eu, meu primo Carlos e meu cunhado Giba, tomamos a decisão rápido, seria umas férias diferentes, com aventura e adrenalina, e foi isso que conseguimos através da Pisa Trekking, caminhadas de 4 a 8 horas por dia, chegar a lugares maravilhosos, como a torres Del Paine no Chile, caminhar no gelo, (Perito Moreno) no deserto, 6 horas de ônibus regular entre El Calafate na Argentina e Puerto Natales no Chile através de uma região totalmente Arida e peculiar, conhecer pessoas de diversas partes do mundo, ir ao fim do mundo - Ushuaia.
 
Obrigado e até o ano que vem, quando voltarei a Torres Del Paine para fazer a trilha Vale do Frances.

image description
Lucila Lico

| Patagônia Verão Light |

A idéia de passar o Réveillon na Patagônia foi da minha amiga Daniela, eu pouco sabia de lá, mas quando vi algumas fotos na internet, fiquei louca pra viajar.
A parte da Patagonia que conhecemos é absolutamente impressionante e peculiar, a gente se sente como se tivesse num grandioso cenário de cinema, sabe Krypton, o lugar onde o super-homem nasceu?
Foi uma experiência sensorial incrível, um banquete para os olhos, a comecar pelas cores intensas da água dos lagos, o contraste das montanhas com o branco glacial e o azul das geleiras. A textura do gelo é mais grossa do que eu imaginava, e a luz quando incide na geleira, da a sensação que estamos numa montanha de cristais swarovski... Para completar, pode ter um espetáculo a parte a qualquer momento: o som de trovão dos blocos de gelo que despencam na água.
A equipe que nos acompanhou foi ótima e prestativa.
A única coisa desagradável que aconteceu, foi que a minha máquina fotográfica foi roubada da minha mala no vôo da Aerolineas Argentinas na volta (Argentina - Brasil), ainda bem que tinham as fotos da maquina da Dani. Apesar disso, nada abalou o meu encantamento e a vontade de conhecer mais a Patagonia ou voltar nas mesmas e mutantes paisagens esculpidas diariamente pela ação do tempo.
Bjs, e obrigado a todos
 
Lucila Lico

`