Olá Claudia,
Eu aproveitei muito. Conheci a Patagônia no inverno e foi ótimo. Pena que "o progresso" vai chegando...
Apesar de não ser um roteiro com caminhadas ( e eu adoro percorrer léguas com minha mochila nas costas) foi interessante escalar no gelo e conduzir o trenó com cães. Existe algo nisso que consegue fazer tocar um diapasão interno meu. A moto de neve é divertida (mas eu prefiro a emoção que me dão meus pés e minha mochila ...). As experiências são interessantes, mas perde-se um pouco de tempo algumas vezes pela organização deles lá no Terra Mayor. Eu gostei do passeio de Neve, Fogo e Estrelas ( e lá, o Pepe, um espirituoso cozinheiro nos disse que poderia ter preparado algo se soubesse que éramos vegetarianos)
A Ana e a Helena encantaram-se com as paisagens.
Não foi possível fazer o passeio de 4x4 nos Balcones de Calafate, pois havia nevado muito na semana anterior e os carros não subiam. Nós trocamos por um passeio no Glaciarium ( eu a Ana adoramos museus e eu adoro as histórias de geleiras).
Os hotéis eram excelentes e confortáveis. O Alto Calafate tem uma vista linda e a o serviço de van compensa a distância do centro de Calafate. Em Ushuia foi ótima a localização do hotel, pois estávamos perto de tudo.
Problemas com a Aerolíneas foram poucos: atraso no vôo de Calafate para Ushuaia e o sanduíche com presunto. (Não consigo entender como eles não podem pensar em fazer um sanduíche só com queijo para os lacto ovovegetraianos ou só com tomate para os veganos). Os horários dos vôos é que eram ruins, pois ficamos muito tempo nos aeroportos.
Achei um livro excelente sobre o Lago Argentino e sobre o Perito Moreno. O autor é Miguel Angel Alonso. Ele fala várias coisas interessantes e de uma maneira bem simples. Talvez a minha terceira estada ao redor do Lago Argentino facilite as coisas...
Por fim, lhe agradeço o empenho e a preocupação para me possibilitar esse encontro. Para alguns é apenas uma região de esportes de inverno. Para mim é a distante Patagônia, o fim do mundo... Sâo os lugares onde Fernão de Magalhães passou e descobriu várias novidades, onde Darwin e Fitz Roy estiveram, de onde se parte para a Antártida... Li isso nos livros da minha infância e hoje eu pisei aquelas terras e passei por essas águas...
Fábio