13/09 - 1° DIA – VENEZA / CORTINA
Chegada em Veneza e tomaremos transfer privado no aeroporto de Veneza com destino à Cortina e caminhar até o Hotel. Check in no hotel. Cortina d'Ampezzo é uma encantadora cidade alpina, cercada por picos deslumbrantes. Anfitriã das Olimpíadas de Inverno de 1956, Cortina tem de uma reputação de um bom local para esqui no inverno, e no verão atrai caminhantes e alpinistas que desafiam as montanhas próximas. Esta cidade veneziana também atende a multidões da alta sociedade, oferecendo muitas atividades sociais durante todo o ano, compras e restaurantes finos.
*Seu voo deve chegar em Veneza no maximo até as 15 horas, o transfer parte as 16:00 horas do aeroporto de Veneza.
Pernoite em Hotel. Alimentação não inclusa.
14/09 - 2° DIA – CORTINA / LAGO DI BRAIES
O percurso começa no Lago Braies. Esta é uma verdadeira pérola das Dolomitas e do Tirol do Sul e, além disso, é um dOs maiores e mais profundos lagos das Dolomitas: 1,2 km de comprimento, 300 m de largura e 36 m de profundidade. O Lago Braies foi formado como resultado de um deslizamento de terra que bloqueou o fluxo do riacho da montanha que leva seu nome e deve sua popularidade à beleza excepcional seu entorno. O lago está repleto de água pura e límpida, que adquire um rico tom esmeralda em dias ensolarados. Está cercado por três lados pelos maciços Dolomitas, e o lado sul do lago dá para a encosta vertical do pico Croda del Becco, em cuja direção está a rota Alta Via 1.
(Cerca de 3H30 horas de caminhada / 7 km / 910 m de ascensão / 60 m de descida)
Pernoite em Refugio de montanha. Café da manhã e jantar incluso.
15/09 - 3° DIA – FANES / SENNES / BRAIES NATURAL PARK
Hoje, o percurso passa pelo Parque Natural Fanes-Sennes-Braies. Este último abrange vários maciços das Dolomitas, uma característica definidora é sua topografia cárstica distinta. As paisagens cársticas de Fanes-Sennes-Braies foram formadas por ácidos carbônicos e a água que dissolveram os depósitos de calcário que existiram durante o período Jurássico, ao longo dos milênios seguintes. No Parque Natural podem ser encontrados muitos e variados tipos de formações cársticas: poços, sulcos, pavimentos calcários, bacias, cavidades, cavernas e assim por diante. Numa destas cavernas foram descobertos os restos mortais de um urso das cavernas que habitou estas áreas 40 - 60 mil anos atrás.
Percurso de 6 horas de caminhada / 14 km / 590 m Subida acumulada / 880 m descida acumulada.
Pernoite em Refúgio de montanha. Café da manhã e jantar incluso.
16/09 - 4° DIA – CIME DI FANIS / LAGAZUOI MASSIF
Hoje é uma caminhada maravilhosa do Altopiano di Fanes para o Maciço de Lagazuoi. Você apreciará belos panoramas dos Dolomitas ocidentais e do Maciço de Marmolada, a "Rainha dos Dolomitas". Do refúgio seguiremos pela Alta Via N.1 subindo em direção ao Forcella del Lago, um desfiladeiro estreito e dramático na montanha com uma trilha íngreme no lado sul. Na base da encosta está o lago chamado Lago di Lagazuoi, cujas águas verdes são rodeadas por pinheiros e pelas paredes de montanhas do Cima del Lago e do Cima Scotoni. Do lago, começa a nossa subida longa e constante ao refúgio. No caminho ao nosso refúgio vamos encontrar ruínas da Primeira Guerra Mundial, sendo este um dos mais altos refúgios em todas as Dolomitas (2.752m), com incríveis vistas de 360 graus.
Percurso de 7 horas de caminhada / 15 km / 1.160 Subida acumulada / 470 m descida acumulada
Pernoite em Refugio de Montanha. Café da manhã e jantar incluso.
17/09 - 5° DIA – CINQUE TORRI
O maciço Cinque Torri, do italiano para “cinco torres”, é um dos locais mais famosos do itinerário Alta Via nº 1, e talvez o grupo mais incomum nas Dolomitas em geral. Foi formado quando um único maciço se fragmentou em cinco partes durante a formação dos Alpes modernos. As torres do Cinque Torri erguem-se orgulhosamente sobre os prados alpinos circundantes, mais de 100 metros. Cada um deles tem seu formato único e nome próprio.
Percurso de 6 horas de caminhada / 16 km / 790 m de subida acumulada / 900 m de descida acumulada
Pernoite em Hotel. Café da manhã e jantar incluso.
18/09- 6° Dia - MACIÇO PELMO E CIVETTA
Hoje, o percurso aproxima-se do próximo marco das Dolomitas: o maciço do Monte Pelmo. Do lado sudeste, Monte Pelmo tem uma forma trapezoidal única. Não há trilhas subindo o Monte Pelmo; este maciço só é acessível a alpinistas. O percurso Alta Via 1 passa sob as faces verticais do Monte Pelmo, por trilhas que oferecem vistas deslumbrantes. Além disso, pegadas petrificadas de dinossauros do período Triássico podem ser vistas aqui, datando de cerca de 200 a 250 milhões de anos atrás.
O dia termina no extremo norte do Civetta, num refúgio convenientemente localizado para proporcionar uma bela vista panorâmica do Monte Pelmo e outros maciços ao pôr do sol.
Percurso de 4 horas de caminhada / 10 km / 440 m de subida acumulada / 710 m de descida acumulada
Pernoite em Refugio de Montanha. Café da manhã e jantar incluso.
19/09 - 7° Dia - MACIÇO CIVETTA / LAGO COLDAI
Na manhã seguinte, a nossa rota parte do pitoresco Lago Coldai, que está localizado em uma depressão baixa no norte do grupo Civetta. A paisagem do lago tem como pano de fundo as rochas íngremes de Civetta que podem ser vistas frequentemente em calendários alpinos, fazendo deste trecho da Alta Via 1 um dos seus percursos mais impressionantes.
Percurso de 6 horas de caminhada / 11 km / 950 m de subida acumulada / 470 m de descida acumulada
Pernoite em Refugio de Montanha. Café da manhã e jantar incluso.
20/09 - 8° Dia - CIVETTA / MOIAZZA / PASSO DURAN
Hoje, o caminho contorna o maciço de Moiazza, que forma uma cadeia de montanhas com o Civetta, um dos maiores maciços nas Dolomitas. Neste ponto, o percurso de caminhada passa por uma bela e serena paisagem, descendo gradualmente para a floresta de coníferas. No início do caminho você pode apreciar a vista panorâmica das Dolomitas a leste, abrangendo a cadeia da Marmolada e Sella. O maciço de Moiazza apresenta as mesmas formações acentuadas que foram observadas no dia anterior ao passar pela face norte de Civetta, mas aqui as falésias verticais parecem "crescer" a partir do nível da floresta, algo que cria imagens impressionantes e contrastantes de paisagens alpinas clássicas.
Percurso de 7 horas de caminhada / 16 km / 1.540 m de subida acumulada / 880 m de descida acumulada
Pernoite em Hotel. Café da manhã incluso.
21/09 - 9° DIA - CORTINA
Manhã livre para conhecer a cidade. À tarde, você encontrará com seu guia que fornecerá instruções e orientação sobre a viagem, bem como mapas e tudo o que for necessário para sua aventura.
Opcional Caminhada ao Tre Cime di Lavaredo: (Valor sobre consulta). Conheça o Tre Cime di Lavaredo. Caminhar ao redor dessas montanhas é uma das formas mais maravilhosas de apreciar o Tre Cime no verão, durante o qual suas formas mudam de pontas afiadas para cantos suaves, as três seções da montanha aparentemente se fundindo em uma só. A área é uma espécie de "museu ao ar livre", pois há muitos resquícios da Primeira Guerra Mundial - túneis, bunkers e barracas antigas. Tre Cime também faz parte da história mundial do montanhismo - as primeiras rotas foram escaladas nos anos 1930. Retorno de transporte para Cortina. (4 horas de caminhada 8,6 km / 1,863 'subida e descida.). Incluso transfers ida e volta e lanche de trilha, o guia local não está incluso* Minimo de 6 passageiros
*Como a trilha é fácil e bem demarcada não teria a necessidade de um guia, portanto a coordenadora brasileira neste caso vai acompanhando para montar o lanche, mas ela não será a guia oficial desta caminhada.
Pernoite em Hotel. Café da manhã incluso.
21/09 - 10° DIA – CORTINA / VENEZA
Café da manhã no hotel. Transfer privativo ao grupo até aeroporto de Veneza.
*Seu voo deve partir de Veneza a partir das 15 horas, o ônibus privativo chega em Veneza por volta das 12:00 horas.
Pernoite não incluso. Café da manhã incluso.