1° Dia - ORIGEM / BELO HORIZONTE / DIAMANTINA
Chegada ao aeroporto de Confins em Belo Horizonte. recepção e traslado até a cidade de Diamantina. Chegada a hospedagem, check-in e restante do dia livre para aproveitar a noite mineira que convida a um bate pernas por suas belas ruas.
Atenção: A sua chegada no aeroporto de Confins deverá ser programada para no máximo 17h. A viagem até Diamantina levará entre 4 e 5 horas.
Sem refeições inclusas.
Pernoite em hotel / pousada.
2º Dia - TRILHA VERDE DA MARIA FUMAÇA / CASA DE PEDRA / GUINDA
Hoje faremos o primeiro pedal para explorar as belezas da região.
A Rede Ferroviária Federal S/A foi uma das mais importantes empresas públicas do Brasil criada em 1957 e consolidou 18 ferrovias regionais. O percuso que faremos hoje será pelo ramal que ligava Diamantina à capital Belo Horizonte, ou às cidades mineiras de Pirapora e Montes Claros, descia a Serra do Espinhaço em direção ao médio Rio São Francisco e se encontrava com o principal entroncamento ferroviário do Brasil que era a cidade de Corinto, senda conhecida como Trilha Verde da Maria Fumaça.
Neste cenário, passaremos por lugares incríveis incrustados na Serra do Espinhaço em um pedal mágico, leve, tranquilo, através da Trilha Verde da Maria Fumaça com altimetria constante e suave. Passaremos pelo Córrego Pau de Fruta, Grande Árvore, Casa de Pedra, Pinturas Rupestres, Lagoa Azul e povoado de Guinda. Retorno e noite livre em Diamantina.
Distância percorrida: 25 km
Café da manhã e lanche de trilha inclusos.
Pernoite em hotel / pousada.
3º Dia - CHÁCARA DA XICA / CACHOEIRA DOS REMÉDIOS / GRUTA DO SALITRE / EXTRAÇÃO-CURRALINHO / REPRESA DA XICA
No segundo dia de nosso cicloturismo, saímos pela estrada que dá acesso à Gruta do Salitre. Localizada a 9 km de Diamantina e a 1 km do distrito de Extração (Curralinho), a Gruta do Salitre, formada de quartzito e com aspecto de um castelo medieval, encanta a todos os aventureiros, inclusive por sua acústica perfeita, já tendo sido palco de concertos, e cenário para produções de séries, novelas e filmes. Após da fantástica visita na Gruta, partiremos para o povoado de Extração, também conhecido como Curralinho, situado a 1 km da Gruta do Salitre. Lá visitaremos também a bela represa da Xica, para banho e contemplação. Suas origens remontam ao início do século XVIII, quando da ocupação dessa área por escravos que trabalhavam no leito dos cursos de água da região, inicialmente a serviço dos contratadores de diamantes e, posteriormente, pela Coroa Portuguesa que instituiu a Real Extração em 1771. O distrito foi usado como cenário para diversas gravações como os filmes Minha Vida de Menina e a Hora e Vez de Augusto Matraga, e as novelas Irmãos Coragem, Xica da Silva, A Cura, O Rei Davi e Liberdade Liberdade.
Retorno para Diamantina e noite livre.
Distância percorrida: 35 km
Café da manhã e lanche de trilha inclusos.
Pernoite em hotel / pousada.
4º Dia - VILA DE BARÃO DE GUAICUÍ / CACHOEIRA DO BARÃO
Hoje, nosso terceiro dia de pedal nos levará até o distrito de Barão de Guaicuí. A estação de Barão de Guaicuí no ramal da Rede ferroviária foi aberta em 1913, com o nome de Baraúna, pela E. F. Vitória e Minas. Ela funcionou até o início dos anos 1970, quando teve os trens de passageiros desativados. Atrativo natural com destaque é a Cachoeira do Barão, formada pelas águas do Capão. Outro atrativo é a centenária igrejinha Sagrado Coração de Jesus, construída em 1836. Neste cenário, faremos um pedal mágico, tranquilo, descendo a serra com altimetria constante e suave, descortinando paisagens deslumbrantes até a vila de Barão de Guaicuí incrustada na Serra do Espinhaço. Retorno para a cidade e noite livre.
Distância percorrida: 60 km
Café da manhã e lanche de trilha inclusos.
Pernoite em hotel / pousada.
5º Dia - DIAMANTINA / PARQUE ESTADUAL BIRIBIRI / CACHOEIRA DA SENTINELA / PINTURAS RUPESTRES / CACHOEIRA DOS CRISTAIS / VILA DE BIRIBIRI
Hoje será nosso último dia de pedal. Pedalaremos pelas ruas da cidade de Diamantina, berço de Chica da Silva e Juscelino Kubitscheck, visitando os principais pontos que justificam em demasiado o título de Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Humanidade, conferido à cidade em 1999 pela UNESCO. Após, visitaremos o Parque Estadual do Biribiri, com suas mágicas cachoeiras, pinturas rupestres e a vila que leva o mesmo nome. Visitaremos primeiro a Cachoeira da Sentinela, lindíssima pelas suas águas cristalinas e três níveis para banho. Visitaremos as Pinturas Rupestres e depois partiremos para a Cachoeira dos Cristais, mágica, com uma queda dupla e um enorme poço para banho. De lá partiremos para a Vila do Biribiri, uma antiga Fábrica têxtil, breve descanso com oportunidade para lanchar e retorno para Diamantina.
Distância percorrida: 35 km
Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos.
Pernoite em hotel / pousada.
6º Dia - DIAMANTINA / BELO HORIZONTE / ORIGEM
Café da manhã e traslado ao Aeroporto de Confins em Belo Horizonte. A previsão de chegada ao aeroporto de Confins é para as 16 horas.
Atenção: Recomendamos voos de retorno após às 18 horas.
Café da manhã incluso.
Sem pernoite incluso.