3° DIA – SAN PEDRO DE ATACAMA / LAGUNAS ALTIPLANICAS / PIEDRAS ROJAS
Nesta excursão de meio dia conquistaremos o cume do Cerro Toco (5.604 metros), um imponente vulcão adormecido que é o preferido dos amantes de caminhadas por seu bom clima e fácil acesso. O Cerro Toco, “pedra” no dialeto do povo Atacamenho, fica a apenas 60 quilômetros de San Pedro de Atacama e é uma subida que maiores de 18 anos podem praticar sem riscos com os equipamentos fornecidos (bastões de trekking). Nas suas encostas veremos o local onde ocorre o projeto radioastronômico ALMA, o maior do mundo. Em nossa aventura percorreremos a trilha demarcada que começa a 5.100 metros de altitude. Durante as aproximadamente 3 horas de subida será muito importante nos hidratarmos, controlarmos a respiração e fazermos pausas estratégicas para descansar. Além disso, estas paradas serão a desculpa perfeita para admirar a espectacular paisagem obtida das alturas e desfrutar do vento fresco. Ao chegar ao topo do vulcão, nossa recompensa será a vista dos imponentes vulcões Juriques e Licanbur, da planície de Chaknantor.
Pernoite em Hotel. Café da manhã e lanche de trilha incluso.
6º DIA - SAN PEDRO DE ATACAMA / TRASLADO A FRONTEIRA HITO CAJON / LAGUNAS DE COLORES / VILLAMARInformações Importantes
Apesar de ser deserto, as noites no inverno são bem frias e por isso é indicado a utilização de sacos de dormir de -10°C.
Hotelaria: Os Hotéis no Atacama não disponibilizam de Televisão ou wi-fi no quarto. A maioria dos hotéis tem wi-fi disponível no lobby. Consulte-nos para maiores informações.
Clima: O deserto é extremamente árido, pois a cordilheira dos Andes atua como uma barreira, impedindo a entrada de umidade que vem do Oceano Atlântico e da floresta amazônica. As temperaturas no deserto variam muito durante o dia, no verão, na parte da manhã e tarde elas oscilam entre 25° e 32° C e durante o período noturno, a temperatura cai bruscamente, atingindo até 10C. No inverno a amplitude térmica durante o dia é bem semelhante ao verão (entre 25° e 32° C), mas a noite a temperatura nas montanhas pode atingir até 20° graus negativos. Isto ocorre como na maioria dos desertos, porque não há vegetação e nem construções que poderiam conservar o calor do dia para o período noturno. No deserto do Atacama não ocorre muita variação climática entre os períodos do verão e inverno, e ainda a sensação térmica pode elevar a temperatura durante o dia.
Informações pré-viagem: Antes da sua partida, lhe será enviado informações atualizadas e completas, dizendo o que você precisa saber para se preparar para sua aventura; inclusive lista de equipamentos e dicas sobre: itens de saúde, lista de leitura, gratificação do guia, além de informações sobre clima, cidades, museus, etc.
Importante:
Este é um roteiro regular vendido internacionalmente. Sendo assim, seus companheiros de viagem poderão ser de diferentes nacionalidades. Nossos guias são extremamente atenciosos e falam espanhol, mas entendem o português. Caso deseje, há ainda saídas com guia falando em inglês, caso não esteja familiarizado com estes idiomas, é sugerido que escolha um roteiro com saída em grupo com guia brasileiro, onde o guia falará português.
Alimentação:
Quando os roteiros tiverem alimentação incluída, esclarecemos que essas refeições serão preparadas com base em uma dieta onívora, com uma considerável variedade de alimentos frescos disponíveis na região. Entretanto, em alguns lugares somos capazes de atender nossos clientes com dietas restritivas (diabéticos, celíacos, vegetarianos, alérgicos) e adaptar a alimentação. Se você possui alguma alergia alimentar, deverá detalhá-la no momento em que fizer sua reserva do pacote, caso contrário, será muito difícil alterar o cardápio já que trabalhamos com lugares remotos e de difícil logística. Lembre-se de confirmar a informação com o guia e o pessoal de apoio ou durante a reunião de orientação. Nossa intenção em saber sobre as necessidades de clientes com dietas restritivas é para poder melhor atendê-lo