A Turquia é magnífica e mágica. A viagem pela Pisa em novembro de 2013 foi muito organizada e o grupo muito unido. Isso tornou meu sonho de conhecer essa parte do mundo, um capricho dos deuses.
Como uma viagem num túnel do tempo, revendo a história antiga de grandes civilizações e conquistas, me fez pensar que ir a Turquia é algo que ninguém pode perder, principalmente professores de história, geografia, arquitetos e todos aqueles que se interessam em saber para onde vamos, com tanta desconstrução hoje em dia.
Ao conhecer Pérgamo, Éfeso, Tróia, Asklepion, Pamukale ficava o tempo todo me perguntando como seria viver ali há 2 mil anos, tudo me impressionava, nos mínimos detalhes. A riqueza dos detalhes das construçoes, principalmente da Biblioteca de Julius Celsius e do Templo de Trajano é estupenda.
Ao passo que o guia Salim ia falando, minha cabeça dava nós. Tanta riqueza de informação em tão pouco tempo, me fez querer estudar história antiga, já que hoje sei que não aprendi nada.
A Capadócia e o vôo de balão é uma aventura fantástica, que ninguém pode perder, pois é surreal a vista da paisagem.
Istambul e sua riqueza de construções e história é outra maravilha a parte.
Voltei com a certeza de que, não dá para ir à Turquia uma vez só. Eu retornarei.
Ao Paulo Almeida, à Paula e Mauricio e a Salim meus sinceros agradecimentos e homenagem. Vocês são excelentes no que fazem.
Sucesso! Cyda Nery